A FIBRA DE BASALTO

Da mecha do Basalto

     A mecha de basalto é usada em diferentes indústrias, o que proporciona a possibilidade de produção de produtos como vergalhões para reforço de concreto, perfis e tubos, vasos de alta pressão, geogrelhas e, vários tipos de tecidos.

 

   Para o processamento das mechas de basalto usa-se de tecnologias básicas como a pultrusão, o enrolamento de filamento, a tecelagem, a produção de tecidos multiaxiais, o que faz com que o produto seja compatível com várias resinas garantindo a modelagem em vários tamanhos.

Fios cortados com Basalto

    Com a produção de fios cortados com basalto em vez de E-glass na produção de compostos de polipropileno, polietileno ou poliamida é possível obter maiores propriedades mecânicas dos produtos finais, uma vez que os materiais oriundos da fabricação possuem um coeficiente de atrito mais alto e mais estável a altas temperaturas e melhor durabilidade, sem falar no fato de que se trata de material que não agride o meio ambiente como é o caso da fibra de vidro.

Reforço no cimento e concretagem

    Uma vez que o fio de basalto é resistente a álcalis, ou seja, resiste a corrosão do tempo, bem como se trata de material impermeável, este é suma importância no desenvolvimento da construção civil.

 

    A aplicação do uso de fio de basalto picado é uma maneira extremamente eficaz de aumentar as propriedades mecânicas e a resistência à fissuração de concreto ou outros sistemas de cimento fazendo com que o concreto armado prolongue significativamente o ciclo de vida de pontes, rodovias, garagens, ferrovias, casas, estruturas marítimas, túneis etc.

Produção de tapetes e véus com agulha

     O fio picado de basalto quando cortado a seco possibilita a criação de tapetes com agulhas, sendo este um produto fácil, leve e uniformemente disperso durante o processo de perfuração da agulha e também garante altas propriedades do consumidor das esteiras feitas com ele.

 

   Além do fio picado a seco, também pode-se criar o fio picado a úmido coberto por hidrofílico. Este produto é instantaneamente disperso em monofilamentos em meio aquoso. Permite usá-lo para a produção de véus fabricados com tecnologia de papel, fazendo com que se tenha tapetes com um nível mais alto de isolamento acústico.

 

      O fio picado de basalto permite a criação de tapetes com propriedades de isolamento térmico de pelo o menos 150 ° C a mais em comparação com produtos feitos com vidro Е, sem falar que tanto os tapetes quanto os véus são materiais livres de substâncias tóxicas, não cancerígenas e têm excelente capacidade de reciclagem.

 

     Assim, é permitido produzir um novo material de termo-isolamento não combustível em que no processo de fabricação do tapete perfurado por agulha de basalto são implementadas as principais vantagens da fibra de basalto contínua sobre fibras regulares, como vidro E e fibra de basalto super-fina.

 

     O tapete perfurado por agulha de basalto não tem aglutinante, o bloqueio mecânico do material é conseguido com milhares de agulhas de feltro farpadas que passam repetidamente dentro e fora da rede fibrosa, deferente dos materiais existentes no mercado que no processo de fabricação, uma vez que faz uso de resina, faz com que libera gases tóxicos como fenol, formaldeído e muitos outros durante sua degradação gradual prejudicando a saúde humana e o meio ambiente.

     A base do tapete de isolamento é fibra de basalto com diâmetros de monofilamento de 10 a 17 mícron, sendo superior aos materiais de termo-isolamento que se encontram no mercado que utilizam em seu processo de fabricação fibras super-finas de basalto e vidro de diâmetros de 3-4 mícron que são materiais cancerígenos.

   O tapete de isolamento de fibra de basalto não diminui durante a instalação e operação e, consequentemente, não há lacunas entre o material de isolamento térmico e a superfície isolada. Pode ser cortado em qualquer forma, é flexível e, consequentemente, é fácil trabalhar com ele durante os trabalhos de instalação. As temperaturas de operação são de -200 ° C a + 700 ° C. O material possui alta resistência a meios agressivos.

Tecidos feitos com fibra de Basalto

    A fibra de basalto permite a criação de tecidos de uma excelente solução técnica quando se precisa de propriedades mecânicas, térmicas ou outras que não podem ser garantidas por um tecido de fibra de vidro, visto que tecidos feitos de carbono ou óculos especiais são muito caros para uma aplicação específica.

 

    Daí a possibilidade de uso da fibra de basalto na criação de artigos esportivos, em aplicações cosméticas e também na indústria automotiva, outro parâmetro importante é o efeito de marketing do produ'to, além de sua atraente cor marrom dourado.

Atualmente já se faz uso da fibra de basalto para aplicações nos seguintes segumentos:

  • Artigos esportivos

  • Várias peças para carros e motos

  • Cascos para barcos

  • Produção de perfis pultrudados

  • Fabricação de painéis estruturais para diversas aplicações

  • Isolamento térmico

  • Isolamento acústico

  • Proteção contra fogo

  • Estruturas de reforço na construção

  • Lâminas do gerador de energia eólica

Malhas e fios de reforço de basalto

A fabricação de malhas e fios de reforço a base de basalto para aplicações na construção aumenta consideravelmente a qualidade do pavimento de estradas e estruturas de construção, aumentar a vida útil em 3-5 anos e o tempo entre revisões em 15%, desacelerar o processo de trincas e formação de sulcos em comparação com as malhas produzidas Е de vidro.

 

Esse motivo, está fazendo com que surja mais e mais empresas adeptas a essa tecnologia em todo o mundo usando diferentes tipos de malha de basalto e geogrelha em seus projetos e porque cada vez mais fabricantes de malha começam a produção de geogrelha e malha de basalto em vez de produtos tradicionais feitos de vidro eletrônico e outros tipos de fibra.

O fio torcido de basalto é usado na produção de tecidos e fitas de basalto e também na costura de mantas.

    A tecnologia de confecção de malhas, usada na produção de malhas, permite obter a melhor realização das propriedades físicas e mecânicas da fibra de basalto no produto final.

A malha de reforço de basalto com revestimento resistente a álcalis faz com que evite rachaduras, bem como reforça as argamassas e concreto sem carga.

 

    Ao fazer uso da malha de basalto, encontra-se maior resistência à tração deste produto, em comparação com vidro e ou aço, aumentando a resistência ao impacto e evita o aparecimento de rachaduras. Essa malha pode atende às expectativas e exigências rigorosas das empresas mais exigentes do mercado de construção.

 

    A malha de basalto de alto desempenho é resistente a álcalis não apodrece, enferruja ou corroí, e fornece maior resistência em diferentes aplicações cimentícias graças à sua instalação leve e fácil de usar e usar a malha de basalto, é uma alternativa superior ao aço.

 

    A malha de basalto é projetada para reforço de pavimentos, sendo usado com sucesso na construção, reparo e reforma de estradas e atua como uma camada de reforço. As principais funções do material são a distribuição uniforme da carga externa por toda a superfície da pista, o alívio do estresse do pavimento de concreto de asfalto e também a melhoria da resistência à tração do revestimento de asfalto de acabamento.

 

    A vantagem de se usar a geogrelha de reforço de basalto é que esta supera consideravelmente todos os parâmetros glass-vidro, frequentemente usados ​​em malha para a produção de estradas, tendo como tolerância térmica até 150º mais alto do limite superior de temperatura operacional, possuindo 05 (cinco) vezes maior resistência química a ataques de agentes de umidade e sais e, uma Higroscopicidade 10 vezes menor do que o processo utilizado atualmente, o que faz com que permite e aumenta consideravelmente a qualidade do pavimento da estrada, aumentando a vida útil e o tempo entre revisões, desacelerando o processo de trincas e formação de sulcos em comparação com as grades produzidas em fibra de vidro.

NOSSO TELEFONE

(64) 9 9961.9219

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sábado, das 08h30 às 19h.

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Av. Dão Barbosa Nº1183 - Sala 1

Joviânia/GO

CEP: 75610-000

 

© 2019 Agromix | A força da rocha!